Meia dúzia de anos foram suficientes para que a glória conseguida por Cristóbal Colón no continente, se transformasse em amargura, desconfiança e revolta, sentimentos trazidos a Castilla em 1499 por alguns dos habitantes de La Española, cujas expectativas de vastas riquezas se viram goradas.
Pertence a Hernando Colón, o benjamim autor da História del Almirante, a descrição presencial desse clima que então grassava na corte e por certo se estenderia também ao reino dos Católicos: «Era de tal manera que estando yo en Granada, cando murió el serenísimo príncipe D. Miguel, más de 50 de ellos como hombres sin verguenza compraron una gran cantidad de uvas y se metieron en el pátio de la Alhambra, dando grandes gritos, diciendo que sus altezas y el Almirante los hacían passar la vida de aquella forma, por la mala paga, y otras deshonestidades é indecências que repetian.
Tanta era su desverguenza, que cuando el Rey Católico salía, le rodeaban todos y le cogían en medio diciendo: Paga, paga, y si acaso yo y mi hermano, que éramos pajes de la serenísima Reina pasábamos por donde estaban, levantaban el grito hasta los cielos diciendo: – Mirad los hijos del Almirante, los mosquitillos de aquel que há hallado tierras de vanidad, y engano para sepulcro y miséria de los hidalgos castellanos, – añadiendo otras muchas injurias por lo cual excusábamos passar por delante de ellos.» (Colón, 1892, vol. II, pp. 122-123)
Existem pelo menos, mais duas versões similares desta última frase acusatória: «Mirad los hijos del Almirante de los mosquitillos, de aquél (…)», numa conferência acerca de Colón y Bobadilla, proferida no ateneo de Madrid por D. Luís Vidart, e «Mirad los hijos del Almirante de los mosquitos, de aquél (…)», na edição da História del Almirante de Luís Arranz Marquez, expressão ressaltada por Consuelo Varela nos seus estudos sobre Cristóbal Colón y la construcción de un mundo nuevo. (Vidart, 1892, pp. 9; Colón, 1984, pp. 260-261; Varela, 2010, pp. 78)
Perdido que foi o texto original, não é hoje possível recuperar a ideia exacta que Hernando Colón quis transmitir. Porém, uma ilação é possível extrair-se entre estas versões: se aos filhos chamavam «mosquitillos», ao pai decerto chamariam depreciativamente «Almirante de los mosquitos» ou «mosquitillos», descarregando nessa praga insalubre – abundante naquelas remotas paragens – todos os factores negativos da colonização de terras tão sem atractivos.
Esclarecer este aparente pormenor é relevante, quando nos move a intenção de comentar uma reacção de Colón a essas notícias vindas da corte, quiçá incluídas nalguma missiva então enviada por Diego a seu pai.
Obviamente que Cristóbal sabia que era criticado e ridicularizado no reino. Disso faz referência numa das cartas que enviou a Juana de la Torre – que fora ama do príncipe Juan de Castilla – mencionada por Hernando Colón e da qual também se perdeu o original, restando apenas a citação incluída na História del Almirante: «No soy el primer Almirante de mi família; pónganme el nombre que quisieren, que al fin David, Rey muy sábio, guardó ovejas y después fué hecho Rey de Jerusalém; y yo soy siervo de aquel mismo Señor que puso á David en este estado.» (Colón, 1892, vol. I, pp. 13)
Como quem diz: tenho linhagem de chefes de mar; mereço o cargo; não me importam insultos pois Deus saberá fazer-me justiça!
Alfonso Philippot Abeledo foi quem primeiro identificou Cristóbal Colón com o magnata galego D. Pedro Álvares de Soutomaior, celebrizado pela alcunha de «Pedro Madruga». Entre as muitas evidências apresentadas, o início desta frase supracitada e imortalizada na História del Almirante, é de impossível contestação quando atribuída àquele senhor de Soutomaior. Baseado no estudo genealógico, Philippot encontrou quatro figuras que verificavam a afirmação «No soy el primer Almirante de mi família», quando aplicada à casa de Soutomaior: Paio Gomes Charino, Álvaro Paes, Alfonso Jofre Tenório e Diego Hurtado de Mendoza.
Procurando o reforço dos seus argumentos, o investigador foi ainda mais longe, associando-os ao número de âncoras que constituíam parte do escudo de armas atribuído pelos Reis Católicos a D. Cristóbal Colón: em campo de azul, cinco âncoras de ouro deitadas e postas em aspa. A quinta âncora corresponderia ao próprio almirante.
Interpretava desse modo aquele brasonar, atribuindo-lhe características «falantes», expressão que em heráldica se traduz pela associação visual simples, a ideias ou significantes. Por outras palavras: se o campo de azul e o signo da âncora se associavam directamente ao trato de mar – o que se não contesta – já o número de âncoras deveria significar que o portador se assumia como o quinto almirante da sua linhagem. A necessidade de fazer prova desta premissa, levou a que Alfonso Philippot se «excedesse» na busca genealógica, incluindo neste grupo o almirante Diego Hurtado de Mendoza, cuja ascendência na casa de Soutomaior remontava a cinco gerações e claramente se identificava então, apenas com a linhagem dos mendoza, senhores de Hita e Buitrago. (Philippot Abeledo, 1994, pp. 229)
Os Anales eclesiásticos y seculares de la Muy Noble y Muy Leal Ciudad de Sevilla, de Diego Ortiz de Zúñiga, foram a fonte consultada. Nele se dizia que os almirantes «(…) a los blasones de sus armas, añadian un áncora, como lo he visto en algunos sellos de Don Juan Mate de Luna, y otros». Porém esta ideia não vincula que figurassem tantas âncoras, quantos os familiares que haviam militado naquele cargo! (Ortiz de Zúñiga, 1795, tomo II, pp. 298)
Pode mesmo atestar-se que em heráldica, o ordenamento do escudo segundo opções formais estéticas, se sobrepõe bastas vezes à suposta simbólica representada. Por isso as peças móveis – de que a âncora é um excelente exemplo – se apresentam em número variado e sempre assumindo posições fundamentais. Um caso paradigmático do que se afirma, são as variações ao longo do tempo no número de besantes ordenados nas quinas do brasão português, assim como a quantidade de castelos presentes na bordadura do mesmo.
Desse modo, as cinco âncoras postas em aspa no brasão de Colón, mais não devem ser entendidas do que representando a dignidade de Almirante em que fora investido. Tome-se como exemplo a primeira página do privilégio de confirmação do Almirantado de Granada a D. Fadrique Enríquez de Cabrera, a qual ilustra a capa do estudo dedicado ao Almirantazgo de Castilla, assinado por José Manuel Calderón Ortega. Em rodapé, figura o escudo de armas daquele Fadrique Enríquez, o quarto almirante da sua família (Enríquez de Castilla), ou o sexto se considerarmos igualmente a linhagem da bisavó D. Juana de Mendoza y Ayala, irmã e sobrinha dos almirantes da casa de Mendoza. O referido escudo apresenta-se esquartelado de Enríquez de Castilla, contra Cabreras de Módica, interessando-nos mais particularmente a representação heráldica relativa aos primeiros. (Calderón Ortega, 2003)
Segundo o Diccionario Heraldico y Nobiliario de Fernando Gonzalez-Doria, as armas dos Enríquez ordenavam-se da seguinte forma na sua origem: escudo mantelado; 1º e 2º , em campo vermelho, um castelo de ouro, e no mantel de prata, um leão rampante de vermelho. (Gonzalez-Doria, 1994, pp. 524)
Após a elevação de Alfonso Enríquez ao cargo de almirante de Castilla, em 1405, esse ramo da linhagem acrescentou à sua representação heráldica, uma bordadura de prata, carregada indiferentemente de seis ou oito âncoras azuis, travadas de ouro. Registam-no os escudos existentes no castelo de Torrelobatón, que lhes pertenceu (6 âncoras), e verifica-se no aludido exemplo da capa do livro de Calderón Ortega, extraído do privilégio de confirmação do Almirantado de Granada (8 âncoras), provando-se deste modo que o número das mesmas era, de facto, aleatório e sujeito ao regimento heráldico ou às condicionantes do desenho.
Explanado este ponto de vista, deverá ser descartado o nome de Diego Hurtado de Mendoza, dos possíveis titulares do almirantado de Castilla, pertencentes à casa de Soutomaior, resumindo-se então a lista a três nomes, todos naturais de Pontevedra: Paio Gomes Charino, cujo sepulcro apresenta em evidência as armas dos Soutomaior; Álvaro Paes, possível titular da casa na transição do século XIII para o XIV; e Alfonso Jofre Tenório, membro segundo da casa de Tenório, senhorio que pertenceu por sucessão hereditária, desde finais do século XIV, também aos Soutomaior. À luz dos considerandos das linhagens de antanho, só estes três nomes, entre a extensa lista dos trinta e três almirantes de Castilla, podem ser considerados como pertencentes àquela casa, logo pertencentes à «família» do Conde de Caminha, D. Pedro Álvares de Soutomaior.
Yo creía que había que descartar a uno de los propuestos por Philippot, pero no me veía capaz, al contrario que tú, de saber y argumentar cual de ellos.
Antonio, puede que las anclas se coloquen por causas arbitrarias, como por diseño o por hacer referencia a 5 flores de Lis, será difícil saberlo.
Aun así, a mí me siguen saliendo 4 + 1. Casanove Collon (Colon el viejo) era almirante de Francia, compartió y combatió en la misma guerra contra los sublevados Fernando e Isabel junto a Pedro Madruga.
Fernando Colón nos dice que eran familia suya.
Al igual que a Cristóbal Colón, le llamaban indistintamente collon y colon (coulon en francés), en Pontevedra a Juan Colón también le llamaban de las dos formas.
Está comprobado que cuando Colón, según nos cuenta su hijo Fernando, llega a costas portuguesas agarrado a un madero al ser destruido su barco en la batalla del Cabo San Vicente, Cristóbal Colón solo pudo haber luchado del lado de Casanove Colón y en contra de la flota atacada Genovesa.
Curiosidades:
Hay dos leyendas iguales para los dos: «Las madres amedrentaban a los niños, si se portaban mal, con la llegada de Pedro Madruga en Galicia y nombrando a Colon el viejo en el mediterráneo.»
El corsario y almirante Casanove Colon, desaparece al tiempo que Pedro Madruga, sobre esto hay muy poca información, pero lo cierto, es que no se volvió a saber más de él.
O objectivo era, precisamente, reforçar a ideia primordial de Philippot, procurando justificar a eliminação de um dos candidatos propostos, cuja debilidade no argumento é notória.
É claro que sendo a heráldica uma ciência de símbolos, a não obrigatoriedade do número de âncoras significar o número de almirantes da linhagem, não quer dizer forçosamente que tal não pudesse suceder. Apenas tentei demonstrar que não era facto consequente e obrigatório.
Logicamente que o argumento de Philippot se pode manter, à luz da relação Colón-Madruga, somando-se os 3 almirantes afectos à linhagem dos Soutomaior, com o Caseneuve Coulon (Coulon «o Velho»), e o próprio Cristóbal Colón. Quanto a Georges le Grec (Coulon «o Novo»), à luz do que se tem investigado, já poucos sustentam o seu parentesco com Coulon «o Velho».
No entanto isso pressupõe que os Colón de Pontevedra fossem, de facto, parentes do corsário francês. Haverá como demonstrá-lo?
No veo la manera de demostrar el parentesco de Casanove Collon con los Colón de Pontevedra y ni tan siquiera con el propio Colón, salvo como indicio a tener en cuenta por las declaraciones de parentesco hechas por Fernando Colón. He buscado sobre este asunto y no consigo encontrar nada nuevo o aclaratorio, pero me sorprende la desaparición de alguien que era almirante de Francia y su cercana convivencia con los personajes en Galicia.
Las anclas en el escudo de Colón se incorporaron posteriormente, el escudo fue modificado por su hijo Diego Colón quien añadió las cinco anclas, el número cinco puede ser porque así era costumbre, como las hojas de Liz, u otras figuras, en número cinco, probablemente por las cinco heridas del redentor Jesucristo.
Cristóbal Colón, no dijo que tenía cuatro almirantes anteriores en su familia, solo dijo: “No soy el primer Almirante de mi familia”, las suposiciones que hace Phillippot de que cada ancla es la representación de algún Almirante, no tiene base.
A Pedro Madruga, se le conocen tres Almirantes en su familia y otros tantos de su familia política en Portugal.
El rango de Mariscal de Suero Gomez de sotomayor ¿no es equivalente al de Almirante? Siempre tuve esta duda.
Wikipedia: Un Mariscal de Francia luce siete estrellas. El mariscal también recibe un bastón de mariscal, un cilindro azul con estrellas, antiguamente flores de lis durante la monarquía y águilas durante el Primer Imperio Francés. Tiene la inscripción latina: «Terror belli, decus pacis», que significa «Terror en la guerra, ornamento en la paz».
🙂 Esto lo pongo como una divagación, que no se tome como que yo así lo pienso, cada día tengo menos claro nada de nada.
Almirante no mar, Condestável em terra. O grau era semelhante, mas o primeiro precedia o segundo, em virtude do maior perigo a que se expunha, e porque ao contrário do Condestável, tinha jurisdição em tempo de paz e de guerra. O Mariscal vinha logo abaixo destes.
En el tema del escudo de los 5 símbolos,generalmente aparecen los símbolos en formas de ANCLAS,por lo que tendrá algo que ver,digo yo,con tema de Almirantes de la mar..creo que es la opcion mas creíble…
Por cierto la 5 ancla, siendo ya referida a Cristóbal Colon,los 4 anteriores lo relacionais con estos? :
Alonso Jofre Tenorio, Paio Gómez Chariño, Alvar Páez de Soutomaior y Diego Furtado de Mendoza
MIiraros esta fuente:http://hnumisma.blogspot.com.es/2011/04/el-origen-de-cristobal-colon.html